E quando chega a puberdade...?

Por Dra. Gabriela Werneck (29-05-2018)

A puberdade é a passagem da infância para a vida adulta, quando ocorre a ativação do sistema hormonal que controla a função das gônadas, ao mesmo tempo em que acelera e consolida o crescimento, capacitando o indivíduo à reprodução.

 

Nas meninas, a idade normal para início de puberdade é entre os 8 e 13 anos. No menino, este período é compreendido entre os 9 e os 14 anos. O eixo hormonal envolvido com essas mudanças é o hipotalâmico - hipofisário - gonadal. A partir de estímulos provenientes do hipotálamo e da glândula hipófise, a produção dos hormônios pelos ovários e testículos é estimulada e assim aparecem os chamados caracteres sexuais secundários.

 

Estes caracterizam-se pelo aparecimento do botão mamário nas meninas e pelo aumento do volume testicular nos meninos. O aparecimento de pêlos em zonas androgênicas, principalmente pubianos e axilares, estão relacionados a outro eixo hormonal, da glândula adrenal, que também é ativado próximo à idade de puberdade, mas não se relaciona à puberdade de fato.

Há vários fatores que podem estar relacionados ao momento em que a puberdade é desencadeada, e nem todos estão elucidados. Alterações genéticas envolvendo proteínas e receptores desempenham papel importante. A idade de início da puberdade dos pais, assim como a idade da primeira menstruação da mãe também tem grande influência sobre o comportamento da puberdade nos meninos e meninas.

É importante a avaliação com um endocrinologista pediátrico quando o início ou evolução da puberdade foge do padrão considerado habitual:

- Aparecimento do botão mamário antes dos 8 anos na menina

- Aumento do volume testicular antes dos 9 anos no menino

- Aparecimento dos caracteres sexuais em idade adequada, mas com rápida evolução

- Ausência de aparecimento do botão mamário após os 13 anos na menina ou ausência do aumento volume testicular após os 14 anos no menino

Existem também outras alterações do eixo reprodutivo que não constituem puberdade precoce, mas que também devem ser investigadas: aparecimento prematuro isolado das mamas antes dos 8 anos, principalmente se evolução rápida; aparecimento de pêlos antes dos 8 anos, principalmente se evolução rápida e com avanço de idade óssea.

A avaliação é realizada por meio de exame clínico e complementada com exames de sangue e radiológicos se necessários. O mais importante quando avaliam-se alterações da puberdade é o seguimento clínico e a evolução dos caracteres. Por isto, mantenha em dia o acompanhamento pediátrico de seu filho e procure sempre tirar suas dúvidas! 

©  2.018 desenvolvido para Clinica Pediátrica Bem-me-quer

Av. Juscelino Kubitscheck, 16 - 1º andar, Bauxita, CEP 35.400-000 - Ouro Preto - MG

(31) 3551-5063

  • White Facebook Icon
  • Branca Ícone Instagram
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now