A importância da nutrição nos primeiros mil dias

Por Dra. Janine Dias Alves (23-11-2018)

     O período intra-uterino até os dois primeiros anos de vida de um indivíduo é considerado essencial para sua saúde, sendo classificado como “os primeiros mil dias de vida”. Este período constitui uma janela de oportunidade para construção de uma vida mais saudável, já que a alimentação balanceada nos primeiros mil dias de vida pode impactar profundamente no desenvolvimento neurocognitivo, crescimento e redução dos riscos de desenvolvimento de diversas doenças e comorbidades ao longo da vida. Os mil dias configuram 270 dias referentes à gestação e 730 dias que representam os primeiros dois anos de vida.

 

      Destaca-se a influência da alimentação materna durante a gestação no desenvolvimento e na programação metabólica da criança. Estudos revelam diferentes efeitos da privação nutricional sobre o feto, bem como ingestão alimentar materna excessiva, podendo afetar até mesmo a expressão gênica deste indivíduo e influenciar seu estado geral de saúde na vida adulta, além de aumentar as taxas de cesáreas, elevação de resultados perinatais desfavoráveis e aumento da ocorrência de diabetes mellitus gestacional e de pré-eclâmpsia. 

 

     Após o nascimento, o aleitamento materno representa uma das experiências nutricionais mais precoces do recém-nascido, dando continuidade à nutrição iniciada na vida intra-uterina. Vários fatores bioativos estão presentes no leite humano, entre eles hormônios e fatores de crescimento que atuarão sobre o crescimento, a diferenciação e a maturação funcional de órgãos específicos, afetando vários aspectos do desenvolvimento. De acordo com as recomendações da World Health Organization, 2002, o aleitamento materno exclusivo deve ser realizado até o sexto mês e, a partir daí, dar-se-á início à alimentação complementar que também exerce papel importante à saúde.

     Está pensando em engravidar? O ideal seria que o casal procurasse um nutrológo até 9 meses antes de engravidar, para ajuste personalizado, uma gravidez mais saudável e um bebê com menos problemas futuros.

 

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Mozetic RM; Silva SDCS; Ganen, AP. The importance of nutrition in the first one Thousand days. REAS, 2016. Vol 8(2), 876-84.

©  2.018 desenvolvido para Clinica Pediátrica Bem-me-quer

Av. Juscelino Kubitscheck, 16 - 1º andar, Bauxita, CEP 35.400-000 - Ouro Preto - MG

(31) 3551-5063

  • White Facebook Icon
  • Branca Ícone Instagram
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now