Quando uma criança, com mais de 5 anos de idade, ainda faz xixi na cama, de forma involuntária, dizemos que ela tem Enurese. Este problema acomete tanto meninas quanto meninos, sendo mais comum nos meninos. Antigamente, a Enurese era considerada uma alteração de comportamento da criança, que muitas vezes era submetida a castigos e punições.

Hoje em dia, sabe-se que fazer xixi na cama, não é “culpa” da criança.

 

Essa condição se justifica por alterações orgânicas, hormonais e genéticas. Por exemplo, crianças que têm pais ou parentes próximos, que também fizeram xixi na cama quando crianças, têm mais probabilidade de também fazer.

Situações clínicas diversas podem encontrar na Enurese, sua primeira manifestação sintomática. A diabetes, as disfunções miccionais e a doença renal crônica são algumas delas. Há ainda alterações psicológicas que podem servir como pano de fundo para o aparecimento da Enurese, como a separação dos pais, perda de parentes próximos, mudanças na rotina da criança como a troca de escola ou o nascimento de um irmãozinho.

Entretanto, em qualquer que seja a situação, o fato gera muitos transtornos, tanto para a criança, quanto para a família. Assim, nenhuma criança precisa continuar Enurética, ou seja, fazendo xixi na cama.

Atualmente, existem tratamentos adequados que levam ao controle da Enurese. Inicia-se com a avaliação criteriosa de cada caso e, com a ajuda de um Nefrologista Pediátrico, o melhor tratamento para cada criança ou adolescente poderá ser escolhido.

 

Este tratamento inclui abordagens diversas, desde a uroterapia, orientação para controle da ingestão de água à noite, condicionamento por alarme, até medicações que vão atuar na produção de urina noturna.

Apenas um médico poderá fazer o melhor diagnóstico e prescrever um tratamento para o seu filho nestes casos.

 

E se você tem outras dúvidas sobre o assunto, converse com o seu pediatra. Ele certamente poderá ajudá-lo. 

Doutor, meu filho(a) ainda faz xixi na cama!

Por Dra. Kerlane Ferreira Costa Gouveia (22-03-2018)

©  2.018 desenvolvido para Clinica Pediátrica Bem-me-quer

Av. Juscelino Kubitscheck, 16 - 1º andar, Bauxita, CEP 35.400-000 - Ouro Preto - MG

(31) 3551-5063

  • White Facebook Icon
  • Branca Ícone Instagram
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now