Cada criança tem seu tempo?

Por Dra. Aline Zocrato (09-10-2018)

Não se deve comparar uma criança com a outra, porém e essencial compara-la com um grupo de crianças da mesma faixa etária. Para essa comparação existem marcos do neurodesenvolvimento infantil (atitudes esperadas para cada faixa etária) que devem ser observados cuidadosamente pelos profissionais de saúde e cuidadores.  Assim a frase cada criança tem seu tempo deveria ser substituída pela premissa cada marco do desenvolvimento tem seu INTERVALO DE TEMPO para acontecer.

 

Os marcos motores (idade de sentar, engatinhar, andar) são muitas vezes assunto de “competição” entre as mães.  Todavia existem marcos do neurodesenvolvimento em relação à cognição, comunicação / linguagem e interação social que são constantemente minimizados por jargões populares: “Cada criança tem seu tempo!” “É um menino tímido”!”“ É o primeiro filho!”“ Convive só com adultos” “Quando entrar na escola melhora!”.  Camufladas nessas frases, muitas crianças comparecem para a primeira avaliação tardiamente. Na historia da grande maioria delas observa-se que alguns sinais de alerta já poderiam ter sido observados no primeiro ano de vida e iniciado intervenções precoces.

 

Para auxiliar os pais na vigilância do desenvolvimento dos seus filhos abaixo segue a lista de alguns sinais de alerta importantes nos primeiros anos de vida. Uma lista mais completa dos marcos do desenvolvimento, acompanhada de fotos e vídeos ilustrativos pode ser encontrado no dite do CDC:  https://www.cdc.gov/ncbddd/actearly/milestones/index.html.

E se você tem alguma duvida sobre o desenvolvimento do seu filho, procure ajuda especializada, converse com seu pediatra, filme todas as situações que te chamam a atenção!

O inicio precoce do acompanhamento é a oportunidade para o pleno desenvolvimento do potencial da criança. Por isso não perca tempo achando que cada criança tem seu tempo!

Referências: HTTPS://www.cdc.gov/ncbddd/actearly/milestones/index.html 

©  2.018 desenvolvido para Clinica Pediátrica Bem-me-quer

Av. Juscelino Kubitscheck, 16 - 1º andar, Bauxita, CEP 35.400-000 - Ouro Preto - MG

(31) 3551-5063

  • White Facebook Icon
  • Branca Ícone Instagram
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now